DIFICULDADES DE
APRENDIZAGEM - COMO ESSE PROBLEMA É ENCARADO NO CONTEXTO
ESCOLAR E FAMILIAR
Durante
todo o curso de formação docente ocorre a oportuna discussão sobre ensino,
alfabetização, letramento, sempre embasado por teorias de renomados
educadores e pensadores ao discutirem assuntos pertinentes à qualidade de
ensino.
Em contrapartida também surgem estudos sobre o déficit de aprendizagem,
indisciplina e evasão escolar.
Na
atualidade esse déficit de aprendizagem vem camuflado na progressão continuada,
que traz a ideia de que reprovar o aluno não contribui para seu aprendizado.
Ao
adentrar uma sala de aula para fazer estágio obteve-se a verdadeira dimensão
deste que é um dos principais problemas da educação, a dificuldade de
aprendizagem.
O
presente trabalho trata das dificuldades de aprendizagem no contexto pedagógico
e como essas dificuldades são encaradas pela família e pela escola, a partir de
estudos pautados na perspectiva histórico cultural. A pesquisa é qualitativa e
tem como objetivo identificar como se dá a participação da família na vida
escolar de seus filhos, o que pensam os professores sobre esses alunos com
dificuldades, como a escola trata esse problema. A pesquisa será realizada numa
escola pública municipal da Região Metropolitana de Campinas – SP, tendo como
sujeitos quatro professores das séries iniciais do Ensino Fundamental l, cuja
característica da sua turma seja a presença de algumas crianças com
dificuldades na aprendizagem, os pais desses alunos e a diretora da unidade
escolar. Pretende-se coletar dados através de entrevistas e da observação
direta. A análise dos dados será realizada qualitativamente, através da análise
do conteúdo e do discurso dos entrevistados.
![](http://w3.i.uol.com.br/Wap/2010/04/27/midia-indoor-educacao-brasil-caderno-crianca-infancia-classe-sala-de-aula-ensino-instrucao-educacao-basico-fundamental-aprender-estudar-licao-literatura-ler-escrever-colegio-1272384250772_956x500.jpg)
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