segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - COMO ESSE PROBLEMA É ENCARADO NO CONTEXTO ESCOLAR E FAMILIAR

Durante todo o curso de formação docente ocorre a oportuna discussão sobre ensino, alfabetização, letramento, sempre embasado por teorias de renomados educadores e pensadores ao discutirem assuntos pertinentes à qualidade de ensino. Em contrapartida também surgem estudos sobre o déficit de aprendizagem, indisciplina e evasão escolar.
Na atualidade esse déficit de aprendizagem vem camuflado na progressão continuada, que traz a ideia de que reprovar o aluno não contribui para seu aprendizado. Ao adentrar uma sala de aula para fazer estágio obteve-se a verdadeira dimensão deste que é um dos principais problemas da educação, a dificuldade de aprendizagem.
O presente trabalho trata das dificuldades de aprendizagem no contexto pedagógico e como essas dificuldades são encaradas pela família e pela escola, a partir de estudos pautados na perspectiva histórico cultural. A pesquisa é qualitativa e tem como objetivo identificar como se dá a participação da família na vida escolar de seus filhos, o que pensam os professores sobre esses alunos com dificuldades, como a escola trata esse problema. A pesquisa será realizada numa escola pública municipal da Região Metropolitana de Campinas – SP, tendo como sujeitos quatro professores das séries iniciais do Ensino Fundamental l, cuja característica da sua turma seja a presença de algumas crianças com dificuldades na aprendizagem, os pais desses alunos e a diretora da unidade escolar. Pretende-se coletar dados através de entrevistas e da observação direta. A análise dos dados será realizada qualitativamente, através da análise do conteúdo e do discurso dos entrevistados. 

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